PROJETO DE ARQUITETURA PARA CLÍNICAS MÉDICAS

Projeto de Arquitetura para Clínicas MédicasSempre quando lidamos com projetos de arquitetura de clínicas médicas, a premissa básica deverá ser o conhecimento das normas, que servem como elementos estratégicos do planejamento de cada ambiente, alinhado com a necessidade da equipe médica.

Outro item muito importante, e que jamais devemos desconsiderar, é a humanização do espaço, e que o mesmo deverá ser projetado para o usuário e que proporcione a sensação de acolhimento. Um ambiente que relaxe o paciente, porque normalmente nestas situações o paciente está um pouco tenso.

Por isso a importância do Design e a otimização dos espaços.

A escolha de matérias de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, como mobiliário de qualidade, com utilização de cores neutras nas grandes superfícies (pisos paredes e tetos)

O primeiro passo para a projeção da clínica é definir a estrutura do ambiente.      São diversas as opções, porém o mais comum nesses locais é a existência dos seguintes ambientes: uma sala de espera com a recepção, salas de atendimento médico, banheiros e em alguns casos também salas de exames específicos.

Importante prever o tamanho das portas e circulações, que devem ser dimensionadas visando a circulação de macas e cadeiras de rodas. Por isso a escolha do local é uma das principais decisões na elaboração de um projeto de clínica médica.

Outro fator importante a ser considerado é o uso de equipamentos que requerem energia elétrica e parte hidráulica, portanto, deve ser pensado de forma estratégica os locais onde serão instalados canos, torneiras e tomadas, por exemplo. Caso exista uma sala de radiação na clínica, é importante que elas tenham um acabamento especial que impeça que a radiação prejudique os demais usuários de outros ambientes.

O clima e iluminação são fatores importantes que devem ser considerados durante a elaboração de um projeto de clínica médica. O clima deve ser o mais ameno possível, uma vez que os pacientes não podem ficar expostos por muito tempo nem ao calor nem a umidade.

Por isso, deve-se pensar de forma estratégica o uso da climatização e da iluminação artificial no local. Utilizar a iluminação natural sempre que possível, já que ela é um esterilizante natural.

A acessibilidade é importante em qualquer projeto de edifício, principalmente aqueles de uso comercial. Mas ela se torna ainda mais essencial em um projeto de clínica médica. Uma vez que a frequência de pacientes com necessidades especiais nesses locais será mais frequente.

Rampas de acesso, barras laterais e banheiros especiais para deficientes são algumas das necessidades nesses ambientes.

layout revitalização espaços comerciais

Rua Barao do Rio Branco , 422 – Sala 13
Bento Gonçalves – RS
(54) 3451.3452

monicaferrari@monicaferrari.com.br
www.monicaferrari.com.br

receba nossa Newsletter

Fone: 54 3451.2940

Rua Guilherme Fasolo 901
Maria Goretti
Bento Gonçalves
CEP: 95707-110
contato@magemoveis.com.br